Técnica com células tronco é alternativa para artrose
O médico curitibano especialista em cirurgia do joelho, Dr. Alcy Vilas Boas Jr, nos últimos seis anos clinicou em Munique, na Alemanha, e fez doutorado na Universidade Charité de Berlim, onde participou do desenvolvimento de uma nova técnica para o tratamento biológico das lesões da cartilagem a partir da utilização de células tronco. No início de julho o médico foi o responsável pela cirurgia de artoplastia total de quadril do deputado Duílio Genari (PP), cujo resultado está sendo um sucesso.
É com imensa satisfação que comunicamos aos colegas, membros da SBCJ, que estaremos realizando nos dias 18-19 de Setembro de 2009 a Jornada Sul Brasileira de Cirurgia de Joelho, em Curitiba.
Brian Cole, de Chicago, EUA, renomado cirurgião de joelho do Rush University Medical Center enriquecerá este evento feito essencialmente pelos nossos colegas da Regional Sul da SBCJ.
Esperamos imensamente encontrá-los em Curitiba, nos dias 18-19 de setembro de 2009, vamos fazer um evento inesquecível, com a sua participação !!!
19/09/2009 (SÁBADO)
GRUPO XVIII – GONARTROSE III
10h05 – 10h15 Uso de abrasão artroplástica associada à microfraturas para tratamento das artroses do joelho - Dr Alcy Vilas Boas Jr. (PR)
Entrevista dada no Jornal Band News, abordando o assunto Artrose no Joelho com ênfase na nova técnica que estimula a vinda de células tronco mesenquimais da medula óssea do próprio paciente. Com o relato do Coronel Capriotti, o qual foi submetido a essa técnica na data de 14 de maio deste ano. Exibida na data de 24 de junho de 2009.
ARTROSE X CELULAS TRONCO
A nova fronteira de tratamento para a Artrose do Joelho.
Dr. Alcy Vilas Boas Jr.
A artrose é a mais comum das afecções degenerativas, pois atinge aproximadamente um quinto da população mundial, sendo considerada uma das mais freqüentes causas de incapacidade para o trabalho, após os 50 anos.
A artrose pode ser definida como uma síndrome clínica dolorosa que representa o estágio final das alterações bioquímicas, metabólicas e fisiológicas que ocorrem de forma simultânea, na cartilagem e no osso, e que compromete a articulação como um todo, isto é, a membrana sinovial com episódios repetidos de inflamação e inchaço, frouxidão dos ligamentos, desvio do eixo da perna e a musculatura ao redor da articulação.
A artrose é considerada uma doença degradativa da cartilagem. Compreende uma variedade de fatores etiológicos distintos como traumas articulares anteriores ou de forma idiopática, sem ter uma causa específica, tendo como principal sinal da doença, a diminuição do espaço da articulação devido a perda da cartilagen e a formação dos chamados osteófitos, formações ósseas devido a remodelação óssea.