CLINICADACARTILAGEM.COM.BR

Português    English (UK)    |   
 
 
Português    English (UK)   Deutsch    Español    |   
 
 

Plasma Rico em Plaquetas 5

TERAPIA CELULAR NA ARTROSE DE JOELHO

A artrose é uma doença heterogênica que afeta a estrutura das articulações, causando dor e incapacidade funcional. Certamente é a doença articular mais dolorosa, causando problemas de locomoção, para atividades laborais e de laser.

A incidência da artrose esta aumentando, devido ao avanço da idade média da população e também por causa da epidemia de obesidade. A artrose afeta mais de 13% das pessoas acima de 60 anos, e este número cresce de acordo com a idade, chegando a dobrar na população acima de 70 anos.

Infelizmente não existe medicação capaz de deter o avanço da artrose, ou restabelecer o que já foi perdido por ela. O uso de analgésicos e/ou anti-inflamatórios não esteróides apresentam um efeito passageiro, e acarreta efeitos colaterais nocivos ao organismo do paciente, principalmente gastrointestinal e cardiorenal.

Terapias com procedimentos não invasivos feitos aos primeiros sintomas, quando as mudanças estruturais não muito evidentes, podem prevenir ou retardar esta patologia.
A terapia que vem se mostrando eficiente no combate a artrose do joelho é denominada Plasma Rico em Plaquetas (PRP), é um método seguro no qual utiliza o próprio sangue do paciente.

Nos primeiros estágios de artrose do joelho aplicações de Ácido Hialurônico (Viscosuplementação) e injeções de PRP são indicadas e demonstram efetividade, entretanto o PRP oferece um efeito maior na redução e controle de dor e na recuperação da função na articulação afetada.

Plasma Rico em Plaquetas

O PRP é a terapia em ascensão devido ao reconhecimento do seu potencial de restauração, o qual concentra um coquetel de fatores de crescimento que podem estimular a proliferação de células sinoviais e de cartilagem.

Diversos Hormônios de crescimento presentes no PRP contribuem para manter o balanço homeostático entre o anabolismo e o catabolismo da cartilagem articular, ou seja, o quanto o organismo gasta e o quanto ele regenera da articulação. Formando um ambiente que induz a formação da cartilagem articular.

A terapia com PRP não é utilizada exclusivamente para as doenças articulares, como um antinflamatório com capacidade de regeneração tecidual através de seus fatores de crescimento, torna-se, também, uma potente arma na terapia de doenças do aparelho locomotor, adequado à tendinites, periostites e processos inflamatórios localizados.

Por ser uma terapia a qual envolve a manipulação de sangue e administração na articulação ou tendão, deve ser feita por profissional capacitado na área médica, e o equipamento para centrifugação e preparo deve seguir todos os padrões de qualidade para que o material não seja contaminado.

Esta terapia faz parte do arsenal terapêutico da Clinica da Cartilagem, Dr. Alcy Vilas Boas Jr.

Acesso aos pacientes

Esqueceu sua senha?
Esqueceu seu usuário?