CLINICADACARTILAGEM.COM.BR

Português    English (UK)    |   
 
 
Português    English (UK)   Deutsch    Español    |   
 
 

Menisco

O Fêmur é o mais longo osso de nosso corpo, e na sua porção distal se faz articular com a rótula e a tíbia. Em sua articulação com a tíbia duas superfícies arre- dondadas, como rodas de carro, que cha- mamos de côndilos femorais. Estes con- dilos se apresentam em contato com a parte superior da tíbia, assemelhando-se a uma concha que de seu lado interno é côncavo e de seu lado externo convexo.

Para garantir a perfeita articulação entre este arredondado côndilo femoral e o planalto da tíbia, existem duas cartilagens especiais denominadas  meniscos, os quais também apresentam a propriedade de reduzir o impacto, como amortecedores de carro.

Estes Meniscos, estão sujeitos a sofrer lesões, devido a traumas de repetição como no esporte, ou desgaste natural, como na artrose.

Estes MeniscosLesão radial do menisco externo, provoca dor quando há movimentos de rotação e flexão. Pouco derrame articular.
Se doloroso, indicado trata- mento cirúrgico.


joelho-menisco03Lesão oblíqua ou em flap, muito dolorosa à rotação, com sensação de bloqueios da articulação, derrame articular.
Tratamento cirúrgico.

 


joelho-menisco034jpgLesão longitudinal completa, conhecida como  “Alça de Balde”, provoca dor aos movimentos de rotação e flexão. Geralmente a articulação é bloqueada em Flexão, derrame articular. Tratamento cirúrgico.


joelho-menisco05jpgLesão horizontal do menisco externo,com cisto parameniscal, provoca dor quando ocorre  movimentos de rotação e flexão. Derrame articular.
Se doloroso, indicado tratamento cirúrgico.

Acesso aos pacientes

Esqueceu sua senha?
Esqueceu seu usuário?