CLINICADACARTILAGEM.COM.BR

Português    English (UK)    |   
 
 
Português    English (UK)   Deutsch    Español    |   
 
 

Diagnóstico

Ressonância Magnética:

cartilagem-diagnostico-01Nosso corpo é formado por bilhões de pequenas partículas denominadas de átomos. São como pequenas peças de um quebra-cabeça, e que formam todas as células, que vão formar os tecidos e que formam nosso corpo. Estas peças, os átomos, estão em constante movimento e rotação. Nosso corpo é constituído de 80% de água, H2O, ou seja a maior concentração de átomos em nosso organismo é o de Hidrogênio.

cartilagem-diagnostico-02A Ressonância é formado por um grande imã que é ativado eletricamente. Com esta ativação, todos os átomos são orientados a se alinharem em uma única direção, como uma auto estrada com transito lento e parado. Depois de estarem todos enfileirados e organizados, o aparelho de ressonância emite ondas de radio, VHF, fazendo com que parte dos átomos organizados anteriormente pelo imã, movam-se de uma forma previsível. Esta resposta é sensível aos sensores do aparelho, ressoando um eco, por isso que o exame é denomidado de Ressonância. Um computador acoplado a este aparelho interpreta este resposta ecogenica e transforma em imagens de alta resolução.

cartilagem-diagnostico-03O mais interessante neste método é que o paciente só recebe a emissão de ondas magnéticas e de rádio, o que não causam nenhum problema ou desconforto e também mal a sua saúde. Diferentemente da Tomografia computadorizada que necessita da emissão de radiações (Raio X) para definir a imagem.

Com a imagem que apresenta a Ressonância Magnética, podemos ter uma idéia detalhada da anatomia da articulação, e seu grau de envolvimento em alguma patologia articular. Evidenciam-se claramente as lesões dos meniscos, ligamentos e principalmente o que é mais importante, lesões da cartilagem articular.

Com esta informação, o ortopedista pode evidenciar rapidamente se o seu caso é de tratamento cirúrgico ou conservador,  e dentre os métodos invasivos, qual melhor se aplica a seu caso, e qual será o prognostico.
cartilagem-diagnostico-04 cartilagem-diagnostico-05

O paciente do exame acima apresentava dor intensa no lado interno do joelho, apresentando exames radiológicos normais. Somente através da ressonância magnética foi possível diagnosticar uma lesão importante da cartilagem articular do lado interno do joelho (Imagem da esquerda). A segunda imagem é o controle através da ressonância magnética um ano após o ato cirúrgico para tratamento da lesão.

A ressonância deu-nos a explicação. A camada de cartilagem presente entre os ossos era ainda espessa, mas em um ponto estava lesada numa pequena zona. Esta imagem permitiu-nos excluir a artrose e concentrar-nos sobre a lesão isolada da cartilagem, neste caso, apresentava microfracturas invisíveis à radiografia.

Acesso aos pacientes

Esqueceu sua senha?
Esqueceu seu usuário?